Na tarde da última quinta (09), as duas equipes acertaram uma troca que enviou o atacante Vladimir Tarasenko para Nova York. Sammy Blais, como parte da negociação, retorna para St. Louis. 

 

Vladimir Tarasenko troca Nova York
Vladimir Tarasenko em ação pelo St. Louis Blues (Foto: Chris O’Meara/AP)

 

Após a troca que enviou Bo Horvat para o Islanders, os rivais do lado azul de Nova York também se movimentaram: Vladimir Tarasenko é o novo reforço para o Rangers, que busca se consolidar na luta pelos playoffs na divisão Metropolitana, estando, atualmente, em terceiro lugar na tabela com 66 pontos (29-14-8) e vindo de três vitórias seguidas.

 

A troca foi inicialmente reportada pelo jornalista Frank Seravalli, do portal Daily Faceoff, e posteriormente foi confirmada por diversas outras fontes. A negociação envolveu múltiplos jogadores e escolhas de draft, sendo eles:

 

St. Louis Blues recebe:
F Sammy Blais
D Hunter Skinner (prospecto)
Escolha condicional de primeira rodada do draft de entrada de 2023
Escolha condicional de quarta rodada do draft de entrada de 2024

 

New York Rangers recebe:
F Vladimir Tarasenko
D Niko Mikkola

 

A escolha condicional de primeira rodada será a mais baixa entre as duas escolhas que o Rangers possui no draft entre a sua própria e uma do Dallas Stars, resultado de outra negociação que enviou Nils Lundkvist para o Texas em setembro de 2022. Já a escolha de quarta rodada pode se transformar em uma escolha de terceira rodada caso o Rangers avance para os playoffs.

 

Para garantir que estaria dentro do limite de jogadores, o Rangers enviou o defensor Libor Hájek para a lista de dispensa.

 

Por vários anos, Tarasenko (31) esteve especulado em boatos de trocas, mas o Blues manteve o atacante na equipe enquanto buscava mais um título após a primeira conquista em 2019. Porém, com o fraco desempenho da equipe do Missouri na temporada 2022-23 e com o fim iminente do contrato de Tarasenko ao final da temporada, o Blues finalmente decidiu negociar o jogador ao invés de perdê-lo sem nenhum retorno.

 

Apesar de sofrer com lesões nos últimos anos, jogando apenas 34 jogos entre as temporadas 2019-20 e 2020-21, Tarasenko teve uma das melhores temporadas da carreira em 2021-22: foram 82 pontos (34 gols e 48 assistências) em 75 jogos.

 

Na atual temporada, o russo participou de apenas 38 jogos dos 59 disputados por St. Louis, com lesões atrapalhando novamente a disponibilidade do atacante. Contudo, ele ainda soma 29 pontos (10 gols e 19 assistências), demonstrando uma boa produção quando disponível para jogar, o que lhe rendeu sua quarta aparição no All-Star Game.

 

Essa matéria foi traduzida e adaptada. A original pode ser encontrada aqui.

 

Texto por João Pedro Scarpato – @ScarpatoJoao